Equilibrio quimico
[pic]
Professor: Adriano
2ºMec B
Felipe Monteiro Nº9
Equilíbrio químico
O que é equilíbrio químico ? Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Na teoria, toda a reação química acontece em dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes.
Quando temos uma reação com seta dupla como essa [pic] significa que a reação acontece nos dois sentidos, por exemplo : aA + bB [pic] yY + zZ .
A letra que esta minúscula são os coeficientes estequiométricos, e as letras maiúsculas são as espécies químicas envolvidas.
Fórmulas usadas:
[pic]
O Kc significa o equilíbrio da reação. Cada reação de equilíbrio possui a sua constante, a qual sempre possui o mesmo valor para uma mesma temperatura.
Basicamente o Kc é calculado dividindo a multiplicação entre as concentrações dos produtos.
[pic] Outra coisa que temos que perceber é a pressão e a temperatura, a temperatura é medida pela sua entalpia, que quando é positiva é exotérmica e quando negativo é endotérmica, da a fórmula: ΔH = H produtos – H reagentes .
a pressão é medida em atm, e ela esta associada ao volume desse gás portanto quando ocorre o aumento da pressão a reação fica com seu volume menor, e quando a pressão diminui seu volume aumenta,
[pic]
O volume ocupado por regentes e produtos, obedece à proporção estequiométrica. Neste caso, o produto possui menor volume. Com um aumento da pressão, o equilíbrio será deslocado para o sentido dos produtos, sentido direito, porque tem menor volume.
Definimos pelo numero de mols o volume de cada componente na reação por exemplo na reação :
[pic]
e é assim que contamos.
Exemplos de reações resolvidas:
2P(g) + 5Cl2(g) [pic] 2PCl5(g)