Equilibrio Quimico
Equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. No estado de equilíbrio a razão entre a concentração de reagentes e produtos é constante, o que significa dizer que a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa e, por isso, não é mais observado modificações macroscópicas do sistema em estudo.
Materiais e Soluções utilizadas:
Tubo de ensaio;
Proveta de 10 ml;
Béqueres de 50 ml;
Ácido Clorídrico;
Solução de Cromato de Potássio (K2CrO4) 1,0 mol L-1
Hidróxido de Sódio (NaOh) 6,0 mol L
Cloreto de Bário (BaCl2) 1,0 mol L
Decorrer do Experimento:
Colocou-se em um tubo de ensaio 2ml de K2CrO4, acrescentando 5(cinco) gotas de HCl no qual foi observado o resultado, em outro tubo de ensaio com 2ml de K2CrO4 acrescentou-se 5(cinco) gotas de BaC e mais uma vez observou-se os resultados.
Em um tubo de ensaio foi colocado 2ml de K2CrO4 acrescentando-se 5(cinco) gotas de HCl, notou-se uma alteração na coloração do conteúdo, passando de amarelo para alaranjado, formando assim o dicromato de potássio,ao acrescentar 8(oito) gotas de NaOh, a cor voltou ao seu estado inicial. O segundo tubo de ensaio, que continha 2ml de K2CrO4, acrescentou-se 5(cinco) de BaC, a reação perceptível foi que o mesmo produziu uma cor amarelada e de fato concentrada, formando assim o cromato, ao acrescentar HCl a cor volta respectivamente ao tom alaranjado e menos concentrado, tornado-se assim translúcida novamente.
Resultados Alcançados:
Observamos, respectivamente, as cores amarelada e alaranjada das soluções de dicromato de potássio e cromato e a mudança de cor gerada pela adição de algumas substâncias. Como a mudança de cor ocorre nos dois sentidos, fica evidente que as