Equilibrio quimico
1) Reação reversível: é aquela que ocorre simultaneamente nos dois sentidos, tanto no sentido direto como no sentido inverso.
2) Equilíbrio químico é uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes.
Kc não varia com a concentração nem com a pressão, mas varia com a temperatura.
Quanto maior o Kc, maiores são as concentrações dos produtos em relação às dos reagentes, no equilíbrio.
Quanto menor o Kc, menores são as concentrações dos produtos em relação às dos reagentes, no equilíbrio.
3)
4) Na reação direta à medida que o tempo vai passando, o reagente vai sendo consumido e, portanto, sua concentração vai diminuindo acarretando diminuição de Velocidade (1). Quando o equilíbrio químico é atingido, a reação direta passa a ficar constante e, consequentemente, a Velocidade (1) passa a ser constante.
5) A Velocidade da reação inversa é nula no início, pois inicialmente não existe produto. Com o passar do tempo, a reação inversa vai aumentando, o que faz Velocidade (2) também aumentar até o momento em que o equilíbrio é alcançado e Velocidade(2) passa a permanecer constante.
6) Os requisitos necessários que um sistema possa entra em equilíbrio são que as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes
7) A relação que existe entre as velocidades da reação direta e inversa é que o equilíbrio é atingido quando a velocidade da reação direta se iguala a velocidade da reação inversa. A principal característica a ser observada num equilíbrio, é que esse esquilíbrio é dinâmico, isto é, a reação continua a ocorrer, só que com velocidade direta e inversa equivalente.
8)
9)
10) A expressão da constante de equilíbrio em função das concentrações é definida como a multiplicação das concentrações em mol/L dos produtos divida pela dos reagentes, todas elevadas aos