Equação do 1º Grau
Neste trabalho iremos analisar as funções de 1º grau e suas aplicações, vamos obter as funções referentes a receita, custo e lucro e aprender como interpretar graficamente essas funções.
ATPS: Matemática Aplicada
ETAPA 1
Passo 1: Resumo Função do 1º Grau.
Caracterização:
Consideramos duas variáveis x e y, sendo que uma depende da outra, para cada valor de x corresponde um valor de y. Essa dependência denomina-se função, onde y está em função de x.
O conjunto de valores conferidos a x deve ser chamado de domínio da função e os valores de y são a imagem da função.
Função de 1º grau é toda função do tipo: y = f(x) = ax + b.
Em que a e b são constantes reais, com a ≠ 0. Se b = 0, temos a função y = f(x) = ax, chamada também de função linear. Como dito anteriormente é relacionar para cada valor de x um valor para o f(x). Exemplo: f(x) = x – 2. Onde:
X = 1, temos que f(1) = 1 – 2 = - 1
X = 4, temos que f(4) = 4 – 2 = 2
A representação gráfica de uma função do 1º grau é uma reta. A partir da formação da função de 1º grau dada por, y = ax + b, é possível ver a dependência entre x e y, e identificamos dois números: a e b. Eles são os coeficientes da função, o valor de a indica se a função é crescente ou decrescente e o valor de b indica o ponto de intersecção da função com o eixo y.
Função Crescente Função Decrescente
Função crescente: à medida que os valores de x aumentam os valores de y também aumentam. Função decrescente: à medida que os valores de x aumentam, os valores de y diminuem.
Exemplos de funções de 1º grau:
• y = 4x + 2, a = 4 e b = 2
• y = 5x – 9, a = 5 e b = –9
• y = – 2x + 10, a = – 2 e b = 10
• y = 3x, a = 3 e b = 0
• y = – 6x – 1, a = – 6 e b = – 1
Aplicações:
Função Custo, receita e lucro do 1º Grau.
- Uma Microempresa que produz cadeiras, de um