Gestão e Prevenção da Negligência Abusos e Maus Tratos Dos Utentes de SAD

2774 palavras 12 páginas
GESTÃO E PREVENÇÃO DA NEGLIGENCIA,
ABUSOS E MAUS TRATOS AOS UTENTES

Maus tratos e situações de omissão são acções que desrespeitam os direitos fundamentais dos utentes e dos quais podem resultar efeitos nefastos a nível físico, emocional e psicológico, com elevada probabilidade de consequências a curto, médio e longo prazo.

A Declaração de Toronto (2002) definiu maus tratos à pessoa idosa como: “Qualquer acto isolado ou repetido, ou a ausência de acção apropriada, que ocorre em qualquer relacionamento em que haja uma expectativa de confiança, e que cause dano, ou incomodo a uma pessoa idosa. Estes actos podem ser de vários tipos: físico, psicológico/emocional, sexual, financeiro ou simplesmente reflectir actos de negligência intencional, ou por omissão”.

As pessoas vítimas de maus tratos ficam fragilizadas e com a possibilidade, de usufruir de uma vida autónoma e feliz, gravemente comprometida.
Por vezes os agressores aproveitam-se da sua superioridade e da autoridade ou confiança que exercem sobre os utentes para os maltratar sem dar valor à gravidade do resultado dos seus actos sobre as vítimas. Esses maus tratos podem ser ocasionais ou de modo repetitivo e cometidos propositadamente ou negligentemente.
Todos os maus tratos são recrimináveis quer sejam intencionais, quer sejam cometidos sem intenção de prejudicar o próximo/utente.

São considerados maus-tratos intencionais, aqueles que implicam ofensas físicas, psicológicas, sexuais ou de prejuízos patrimoniais.
São considerados maus tratos cometidos sem intenção de prejudicar alguém, se forem cometidos por ignorância, incompreensão ou insensibilidade, como por exemplo:
◊ Não dar atenção aos gostos, anseios, sofrimentos, medos e frustrações dos utentes;
◊ Descuidar aspectos da intimidade e da sensibilidade do utente e da sua higiene e conforto;
◊ Falta de consideração pelos direitos e necessidades fundamentais dos utentes.
Todos estes actos são lamentáveis pelas consequências que

Relacionados

  • Livro IPSS
    147459 palavras | 590 páginas
  • Manual De Direitos Humanos
    273547 palavras | 1095 páginas