Hostel
O ministério do turismo, após a Lei Geral do Turismo decretada em 2008 ainda não oficializa o Hostel ou Albergue da Juventude como um meio de hospedagem oficial, já que os mesmos são: Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama e café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart Hotel. Porém, no próprio ministério do turismo, no glossário oficial de termos de turismo encontrarão a seguinte definição de Hostels:
Para atender ao turismo social, cuja principal característica é a de ser subsidiado, são utilizadas variadas instalações, desde hotéis, a campings ou chalés, tendo em comum a localização conveniente, o auto-serviço e a polivalência das facilities - que permitam seu uso alternativo e sucessivo, em períodos de tempo diferentes, por grupos etários e econômico-sociais diferente. (MINISTÉRIO DO TURISMO/DADOS E FATOS, 2013, on-line).
De acordo com a Associação Paulista de Albergues da Juventude (APAJ): “Hostel ou albergue da juventude é um meio de hospedagem econômico, descontraído, ideal para quem gosta de viajar e conhecer novas pessoas e culturas diferentes”. Além disso, o artigo 2 do Estatuto da Federação Internacional de Albergues da Juventude (International Youth Hostel Federation – IYHF) define que os Hostels têm como objetivo:
Fomentar a educação de todos os jovens de todas as