Hostels
Nesta parte do trabalho, vamos começar por caracterizar o hostel e, mais adiante, definir as suas principais diferenças em relação a outros tipos de alojamentos, dando especial atenção ao hotel de luxo e o que os distingue. Os hostels têm uma forma particular de hospedagem, devido ao seu especial planeamento, muito distinto de todas as outras instalações. Normalmente, situados em zona central, com bom preço, ambiente jovem e descontraído, os mesmos acabam por ser perfeitos para mochileiros. Muitos turistas veem nos hostels uma opção para economizar, já os com a mochila às costas unem o útil ao agradável. Conseguem economizar, estar num lugar descontraído e com pessoas provenientes de todos os cantos do mundo.
Ao aventurarem-se com o conforto de um hostel, ganham a oportunidade de conhecer a atmosfera acolhedora pelo qual é tão apreciado. Lugar perfeito para conhecer pessoas novas e entrar no espírito de convivência. O seu ambiente tende a ser muito agradável e divertido, onde o cliente poderá disfrutar bons momentos, estando este acompanhado ou sozinho. E, sem deixar passar ao lado, todos os hostels são regidos por normas de qualidade como por exemplo: Boas-vindas, conforto, segurança, privacidade e limpeza.
Por sua modalidade especial de hospedagem, estes têm condições de oferecer preços económicos, e sobretudo, oferecer um ambiente amigável onde a comunicação e a companheirismo entre os hóspedes são protagonistas.
A estrutura pode ser tanto de uma pousada quanto de um hotel, ou até mesmo de uma casa.
O que oferece um Hostel
Quartos: na maioria são dormitórios coletivos, ou seja, nestes ficam hospedadas pessoas que "ainda" não se conhecem. A maioria dos hostels também oferece quartos privados para casal, família ou pequenos grupos.
Casas-de-banho: podem estar dentro dos quartos ou serem externos – sempre separados por sexo. Os quartos privados têm uma casa de banho própria.
Toalhas e lençóis: alguns hostels oferecem,