equaçao de segundo grau
Visualizado 10539 vezes
É muito importante saber reconhecer quais conceitos matemáticos resolvem os problemas do nosso cotidiano, ou seja, para resolver um determinado problema devemos saber qual é o modelo matemático adequado.
Depois de já ter aprendido bastante sobre equações, vc seria capaz de dar um exemplo de uma aplicação prática de uma equação do 2º grau?
Vc já notou as linhas de transmissão de energia elétrica, principalmente no campo onde as distâncias são muito grandes, como na figura abaixo? Que forma elas têm?
Fonte: http://naturezaesustentabilidade.files.wordpress.com/2011/02/linhas-de-transmissc3a3o.jpg
Então vejamos alguns exemplos do uso da equação do 2º grau:
1) Vc já deve ter estado na beira de um rio ou de um lago e atirado uma pedra para o centro da água, vc pode descrever a tragetória do movimento da pedra? Veja se a trajetória da pedra que vc atira ao centro do lago se parece com a que aparece nas seguintes simulações:
Fonte: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/
2) Vc já estudou a Lei da Queda dos Corpos? Se não estudou ainda, vai iniciar este estudo ainda este ano, e com certeza vai aprender que
nesta fórmula: d é a distância percorrida pelo corpo até chegar ao chão; G é a constante aceleração da gravidade; t é o tempo que o corpo leva para chegar ao chão. Vc consegue colocar esta fórmula, que cálcula a distância em função do tempo da queda, na forma de uma equação do 2º grau? Como seria?
A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico inglês Sir Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, mas quem primeiro realizou experimentos a respeito foi o famoso Galileu Galilei, hoje considerado o pai da ciência moderna, por ter sido personagem fundamental da revolução científica do século XVII. Até o final daquele século se acreditava que os objetos mais pesados caíam mais rapidamente que os objetos leves.