Costa do Marfim
A classificação
A Costa do Marfim passou fácil da fase de grupos das eliminatórias africanas, com quatro vitórias em seis partidas. Com 15 gols marcados e cinco sofridos, os marfinenses só perderam pontos nos dois empates contra o Marrocos. Mas o playoff foi bem mais complicado, pois o adversário foi um Senegal em boa fase. No jogo de volta, a equipe senegalesa esteve a um gol de se classificar pelo saldo agregado, mas Salomon Kalou sacramentou o empate e carimbou o passaporte da Costa do Marfim para a sua terceira Copa do Mundo consecutiva.
Participações na Copa do Mundo da FIFA
Embora a Costa do Marfim nunca tenha conseguido passar da fase de grupos de uma Copa do Mundo da FIFA, há de se reconhecer que o sorteio das chaves jamais colaborou com as pretensões do país. Na primeira participação, em 2006, os marfinenses caíram no complicado Grupo C ao lado de Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro. Ainda assim, terminaram em terceiro lugar, exatamente como quatro anos depois, na África do Sul, onde cruzaram com Brasil, Portugal e Coreia do Norte.
Os destaques
Não há dúvida de que os marfinenses têm os melhores destaques individuais da África. No ataque, Didier Drogba e Salomon Kalou seguem formando uma dupla endiabrada. Didier Zokora e Yaya Touré são os responsáveis pelas roubadas de bola, enquanto o arisco Gervinho arma as jogadas, tanto pela esquerda como pela direita. Para completar, Emmanuel Eboué e Kolo Touré se valem da sua experiência para fechar os espaços atrás.
E mais
Técnico: Sabri Lamouchi
Melhores participações em torneios da FIFA: primeira fase da Copa do Mundo da FIFA em 2006 e 2010 e quarto lugar na Copa das Confederações da FIFA 1992
Astros do passado: Laurent Pokou, Youssouf Fofana e Joël Tiéhi