epopeia de Gilgamesh
O relato de Genesis e a Epopeia Gilgamesh_ Introdução
Na Bíblia dos muitos pontos atacados pelos liberais deles é o cataclisma manifesto por DEUS no dilúvio de Noé. Os ataques começaram com James hutton 1926-1927 que decretou em 1925 “o passado do nosso planeta deve ser explicado pelo que vemos acontecendo agora” não há poderes a serem pregados, e nem ação admitidas excetas aquelas cujo o principio conhecemos”
De fato a descrescença do dilúvio tornou-se tão forte que muitos colégios cristãos não ensinam mais porem Jesus ensinou que o dilúvio foi uma historia real tão real como sua futura segunda vinda “assim como foi nos dias de Noé será também nos dias do filho do homem comiam bebiam casavam-se e davam-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruí a todos” Lucas 17.26,27
Os liberais como já vimos negam totalmente a existência do dilúvio e dizem que o relato bíblico nada mais é que uma copia do dilúvio contado pelos babilônios da Epopeia de Gilgamesh.
Época da Epopeia de Gilgamesh
Em 1853 o arqueólogo Austn henry e a sua equipe escavaram a livraria palaciana da antiga capital da síria entre os seu achados estava uma serie de 12 tabletes e um grande épico os tabletes datavam em 650 antes de Cristo mas o poema era muito mais antigo. O eroegilmash de acordo com alista dos reis sumérios foi um rei da primeira dinastia de Uruk que reinou por 126 anos.
Na verdade o dilúvio babilônico que é contato no decimo primeiro tablete masEa o deus que criou o homem alertou ai seu adorador sobre a decisão do conselho dos deuses de destruir toda a humanidade e mandou construir um enorme barco
As Semelhanças da Epopeia de Gilgamesh com relato de Genesis
Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”. (GENESIS, cap. 6, ver. 5)
“A terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência”.(GENESIS, cap. 6, ver 11). “Farei