Episódios depressivos CID-10 F32
Ao contrário do que alguns pesam episódios depressivos não são somente uma onda de mau humor, aquilo que parece ser somente uma fase se não for tratado pode terminar em suicídio. Conversamos com a Psicóloga Jessica Silva que explicou tudo sobre a doença.
Entenda melhor o F32
CID é a sigla para Classificação Internacional de Doenças, códigos utilizado internacionalmente para caracterizar as diferentes doenças. F32 é o código para Episódios Depressivos. Toda numeração seguida, como por exemplo F32.0 F32.1 são diferenciações dos episódios em sintomas ou em gravidade.
Os episódios depressivos normalmente caracterizam-se por humor triste, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, perda do apetite, sensação de fadiga aumentada. O indivíduo pode apresentar dificuldade de concentração, baixa autoestima e autoconfiança, desesperança, ideias de culpa e inutilidade; visões pessimistas do futuro, ideias ou atos suicidas.
O sono encontra-se frequentemente perturbado, geralmente por insônia terminal. Diminuição do apetite, geralmente com perda de peso sensível. Ansiedade são muito frequentes. A angústia tende a ser tipicamente mais intensa pela manhã. Pode haver alterações do estado mental de lentificação à agitação. Pode haver lentificação do pensamento.
Os episódios depressivos se classificam em quatro graus sendo os dois últimos mais graves. São esses:
F32.0 Episódio depressivo leve onde o indivíduo pode apresentar dois ou três dos sintomas citados, mas provavelmente vai conseguir desempenhar as atividade cotidianas normalmente.
F32.1 Episódio depressivo moderado onde o indivíduo apresenta de três a quatro dos sintomas citados e já apresenta muita dificuldade em executar as atividades cotidianas normalmente.
F32.2 Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos onde vários dos sintomas são marcantes e angustiantes, tipicamente a perda da autoestima e ideias de desvalia ou culpa. As ideias e os atos suicidas são