Epistemologia em Comunicação
*Antes de se definir os conceitos, eram os mitos quem “explicavam” o que cada coisa queria dizer. O que não funcionava muito bem, já que cada indivíduo poderia chegar a sua própria conclusão. Tanto os pensadores, quanto os filósofos, pensam. No entanto, só os filósofos veem uma relação sistemática entre as palavras. Os pensadores apenas definem um conceito, mas não enxergam uma “dependência” entre estes. O objetivo da necessidade de se definir conceitos era a de resolver a questão de: O que é o mundo?
Pensadores:
Tales de Mileto - “O princípio é a água.” Foi com esta frase que Tales de Mileto introduz um conceito: O conceito de princípio. Do princípio ele parte de uma noção de tempo. Sua principal ferramenta foi a observação da natureza. Tales observou que a semelhança entre todas as águas eram suas texturas: líquidas. Também notou que o sêmen do homem é líquido. Portanto, se a vida vem do sêmen e o sêmen é líquido, logo o princípio é a água.
Anaximandro - “O princípio fundamental é o infinito.” Não conhecia Tales de Mileto. Os dois estavam se perguntando sobre o princípio, ou seja, era uma questão social saber o conceito definido de tal palavra. A noção de tempo para princípio já não mais os satisfazia. Assim como Tales, também usou a observação da natureza como ferramenta. Foi o primeiro pensador a representar a terra onde vivia como um círculo. O infinito para ele é aquilo que não tem fim, ou seja, que sempre seria da mesma forma. De acordo com Anaximandro, existem