Epistemologia em Comunicação - Analise de uma série
Faculdade de Comunicação
TRABALHO DE EPISTEMOLOGIA
SÃO PAULO
2013
ARTHUR PAULINO
ISABELLA RIBEIRO
ISIS CAROLINE
JULIA LEITE
TRABALHO DE EPISTEMOLOGIA
Trabalho de N2 do curso de graduação em Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado, como requisito parcial à obtenção de aprovação na disciplina de Epistemologia em Comunicação.
Orientadora: Profa. Nathália Palma
SÃO PAULO
2013
Resumo
O trabalho a seguir possui como objetivo analisar como vivemos em um período que os significados se dissolvem no ar e como a credibilidade, a comunicação a ciência e o conhecimento se relacionam e fazem parte de nosso cotidiano. Além disso, o trabalho visa fazer uma analogia entre a solidificação de conceitos e um seriado de televisão através de uma comparação da série ''Gossip Girl'' com as teorias de Marshall Berman.
Palavras – chave
Conhecimento, comunicação, credibilidade, ciência, Gossip Girl.
Introdução
No mundo pós-moderno, onde conceitos estão sendo dissolvidos e solidificados constantemente, participamos direta ou indiretamente de um sistema constituído por quatro conceitos: Conhecimento, comunicação, credibilidade e ciência.
O conhecimento é a mensagem que faz a comunicação existir; refere-se ao conteúdo comunicável. A comunicação é a transmissão de mensagens, e apenas através da troca é possível adquirir conhecimento. Ou seja, um depende do outro para acontecer, uma vez que são dois conceitos interligados. Ambos conceitos são bases essenciais para existência da credibilidade e da ciência. A absorção do conhecimento só ocorre quando há credibilidade, esta é a fonte segura baseada em um repertório sólido ou um motivo que passe validez e faça com que o receptor acredite no que “recebe”. Tal credibilidade passa a ser atingida somente através da técnica que a mensagem é passada, isto é, à medida que a ciência ocorre de forma