Epistemologia no Jornalismo
ARTES E LETRAS
Epistemologia no Jornalismo Mariana Monteiro Saraiva
Ciências da Comunicação
(1º ciclo de estudos)
Ano Letivo 2013/2014 – 1º Semestre
Epistemologia
Regente: Prof. Doutor André Barata
Covilhã, janeiro de 2014
A Epistemologia no Jornalismo
ABSTRACT
Na cadeira de Epistemologia, propus-me fazer um trabalho intitulado “ A epistemologia no
Jornalismo”.
Para o seu desenvolvimento pesquisei alguns conceitos e definições relacionados com o tema a saber, a epistemologia, o conhecimento e o próprio conceito de jornalismo.
Com este trabalho pretendo discutir a importância da epistemologia no fortalecimento do campo do jornalismo e, consequentemente, na valorização desta prática social.
Com isto, serão confrontadas reflexões sobre o conhecimento na área do jornalismo.
O crescente reconhecimento do papel do jornalismo na sociedade contemporânea reveste-se de um caráter peculiar diante do constante desafio que o jornalista enfrenta de conquistar credibilidade. Contrariando uma tendência muito forte de menosprezo pela teoria e de absolutização da prática, pode-se constatar a sofisticação envolvida na arte de selecionar e codificar as notícias, com o reconhecimento das implicações epistemológicas e metodológicas que não podem ser separadas das tarefas mais simples desta arte de atualizar as referências em que os cidadãos fundamentam as suas opiniões.
O presente trabalho aborda a discussão sobre o conhecimento no jornalismo relacionando a distinção entre ciência e senso comum e a função que desempenham na sociedade.
2
A Epistemologia no Jornalismo
Epistemologia
Surgiu com Platão e determina, não a origem psicológica, mas a origem lógica do conhecimento científico.
É uma disciplina formal atenta ao contexto de justificação e não ao contexto de descoberta.
O estudo deste último é praticado por um conjunto de disciplinas, tais como a Psicologia do conhecimento, a Sociologia do