Epidemiologia
TEXTO REFLEXIVO SOBRE EPIDEMIOLOGIA
Relacionando
“Uma Breve Introdução a Epidemiologia”, “Raciocínio Epidemiológico”, “Epidemiologia e Indicadores de Saúde”
E
“A Vida Continua”
Profª Rosilda
Miguel Weffort Schneider Serviço Social Vespertino
Turma F
Sumário
Introdução 3
O Surgimento da Epidemiologia e Suas Definições 4
“E a vida Continua” 5
A Epidemiologia no SUS 6
Considerações Finais 7
Referências Bibliográficas 8
Introdução
Este trabalho vem com o intuito de relacionar os textos passados em aula com o filme “E a vida Continua”, para que possa ser feito um paralelo com os argumentos dos autores aqui trabalhados, as considerações feitas a partir do filme e os conceitos aprendidos durante as aulas.
Considerando as definições de epidemiologia apreendidas, e ainda mais, o modo de funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), é possível compreender a importância de tal estudo, e sua aplicabilidade no dia a dia de uma comunidade ou região.
Um território, sendo portador de diversas características distintas, necessita de uma contínua análise, um estudo aprofundado acerca de suas peculiaridades para que seja possível desenvolver intervenções adequadas para cada caso, de modo a maximizar os recursos existentes e potencializar a efetividade de uma ação.
A seguir veremos como se define o estudo da epidemiologia, seu surgimento, e como ocorre a prática do mesmo hoje em dia. Sendo a epidemiologia um estudo surgido a mais de quatro séculos , sua base não se alterou profundamente, onde as alterações ocorreram mais intensamente nas técnicas biomédicas.
O Surgimento da Epidemiologia e suas Definições
“Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde.” (J. Last, 1995).
Esta citação, transcrita literalmente do