Linguistica
Instruções: Escreva à tinta (azul ou preta) e com a maior legibilidade possível. Não escreva em tópicos. Escreva um texto coerente e coeso, em registro linguístico compatível com o trabalho acadêmico formal.
1. Leia a seguinte afirmativa da “Nova gramática do português contemporâneo”, de Celso Cunha e Lindley Cintra, sobre um caso de concordância: (2,0 pontos)
“Sujeitos resumidos por um pronome indefinido Quando os sujeitos são resumidos por um pronome indefinido (como tudo, nada, ninguém, o verbo fica no singular, em concordância com esse pronome; Letras, ciências, costumes, instituições, nada disso é nacional” (CUNHA. CINTRA.1985, p.499)
Indique se o exemplo é normativo ou descritivo, justificando sua resposta. Em seguida, estabeleça a distinção entre as abordagens da gramática normativa e da linguística. O exemplo citado é normativo. Trata-se de normas, ou regras, a serem seguidas acerca da concordância com os pronomes.
A gramática tradicional é normativa, pois prescreve regras a serem seguidas.
Já a linguística tem um ponto de vista descritivo, pois descreve a língua como ela é, não exige como deve-se falar ou escrever.
2- Exponha o ponto de vista da linguística, em relação ao que se denomina a “linguagem dos animais”. Embase teoricamente sua resposta
A linguística não considera existir uma ¨linguagem animal¨ apenas um sistema de comunicação entre eles. O linguagem é uma capacidade estritamente humana.
¨Por mais preciso e engenhoso que seja o sistema de comunicação das abelhas , não constitui uma linguagem, pelo menos no sentido em que utilizamos o termo quando falamos de linguagem humana." (Edward Lopes)
3- Analise as placas de trânsito abaixo, de modo a explicar por que constituem signos. Comente o seu caráter simbólico.
As placas de trânsito são símbolos, ou seja, um signo linguístico artificial. Serve para fins de comunicação visual, o motorista ou o pedestre ao visualizar