O bem segundo platão
1-Segundo Platão, qual a importância do conhecimento do Bem para a conduta ética?
Ao conhecer o bem conece também a verdade a justiça e a beleza. É por esse motivo que a concepção ética de platão ficou conhecida como “ metafísica do bem”.A forma do bem, é por conseguinte, o fundamento da ética.
2. Como pode ser definida a virtude, segundo Mênon
Na quarta tentativa de definir a virtude, Mênon afirma que “a virtude é desejar as coisas belas e ser capaz de consegui-las”
3. Por que, para Platão, a virtude não pode ser ensinada?
Porque para ele trazemos conosco ou nada será capaz de incuti-la em nós. Assim, a virtude deve ser inata.
4. Compare o tratamento, de forma geral, das questões éticas em Aristóteles e em Platão.
Nos diálogos de Platão as questões filosóficas estão todas bem concatenadas que de uma discussão sobre a verdade passa para uma discussão sobre o conhecimento e depois para outras de natureza ética quando em Aristóteles sua filosofia é mais sistematizada, pois ele divide a natureza humana em três áreas: o saber teórico, o saber prático e o saber criativo.
Outra diferença consiste na maneira como a ética nos foi apresentada, ou seja, Platão nos apresenta tudo em forma de diálogos, já Aristóteles que também possa ter escrito diálogos o que realmente ficou, sobreviveu no tempo foram as notas de aula o que nos mostra um estilo mais árido.
5-Para Aristóteles, a virtude, ou excelência moral, resulta do hábito, de sua prática. Contraste esta visão com a de Platão no Mênon, examinada anteriormente.
Para Platão a virtude é inata, não pode ser ensinada. Enquanto, que para Aristóteles, a virtude é a justa medida, e pode ser