Epidemiologia
1. Cite cinco exemplos de eventos que a epidemiologia estuda:
R: A epidemiologia estuda as epidemias (ex.: cólera e febre amarela), doenças crônicas (ex.:tuberculose), doenças nutricionais (ex.: obesidade), doenças crônicas não transmissíveis (ex.: cardiovasculares) e avalia os serviços de saúde.
2. Enumere três aplicações da epidemiologia.
R: Com o uso da epidemiologia é possível descrever as condições de saúde da população; investigar os fatores determinantes da situação de saúde; e, avaliar o impacto das ações para alterar a situação de saúde.
3. Quais os principais métodos de investigação da epidemiologia?
R: Os principais métodos de investigação são: estudos descritivos, estudos analíticos, estudos experimentais e estudos não-experimentais.
4. Em que época e o que era a Teoria dos Miasmas?
R: A Teoria dos Miasmas perdurou até a segunda metade do século XIX.
A teoria era de que a origem das doenças estaria relacionada com a má qualidade do ar, proveniente de emanações oriundas da decomposição de animais e plantas e estas emanações atingiriam indivíduos suscetíveis originando as epidemias.
5. Descreva sobre as investigações de John Snow e Ignaz Semmelweis.
R: John Snow estudou a origem das epidemias de cólera em Londres no período de 1849 a 1854. O trabalho da elucidação da epidemia de cólera é considerado um clássico da “epidemiologia de campo” (coleta planejada de dados na comunidade). Já Ignaz Semmelweis investigou as causas de febre puerperal no Hospital Geral de Viena de 1839 a 1840.Os resultados mostraram que a taxa de óbito por febre puerperal era maior na clínica que os residentes de medicina atendiam após a aula de necropsia. Assim, a medida preventiva adotada foi a higienização das mãos após a aula de necropsia.
6. Quais são os estudos pioneiros da Epidemiologia Nutricional?
R: Os estudos pioneiros da Epidemiologia Nutricional são: estudo sobre o escorbuto conduzido pelo médico naval inglês James Lind