Historia do computador
Há mais de 1500 anos surgiu o ábaco, um instrumento composto de barras e pequenas bolas, usado pelos mercadores para contar e calcular. As barras atuavam como colunas que posicionavam as casas decimais; cada bola na barra das unidades valia um, na barra das dezenas valia dez e assim por diante. O ábaco era tão eficaz que logo se tornou de uso inestimável e se espalhou por todo o mundo. Antes do século XVII, não existia nada mais eficiente para se efetuar cálculos. Já em 1642, um matemático e filósofo francês, chamado Blaise Pascal, construiu uma máquina para somar e subtrair números de oito algarismos, essa maquina recebeu o nome de Pascaline.
✓ O cartão Perfurado[pic]
Em 1801,um tecelão chamado Jacquard,inventou uma maquina de tear comandada por cartões perfurados em fileiras. O sistema permitia que os padrões dos tecidos fossem definidos pela maneira como os fios eram levantados ou abaixados. Em 1822, Charles Babbage projetou o primeiro computador mecânico, composto de duas máquinas: o Analytical Engine (uma máquina para matemática) e a Engenharia Diferencial (a idéia de Mueller aperfeiçoada). As máquinas eram muito complexas e utilizavam cartões perfurados. Na teoria tudo era muito funcional, mas na prática Babbage teve muitas dificuldades com a construção do invento.Contudo, o projeto em si, foi mais uma contribuição para o futuro dos computadores.
✓ Calculadoras de relés[pic]
Em 1835, Konrad Zuze, na Alemanha, começou a desenvolver as calculadoras de relés eletromagnéticos. Foram construídos os modelos Z1, Z2, Z3 e Z4. Em 1937, Howard Aiken inventou a primeira calculadora automática controlada por programa,