EPICURO
O petróleo é encontrado não é encontrado na rocha de origem, pois ele é líquido e migra pelas rochas porosas, no sentido de encontrar uma área de menor pressão e uma rocha impermeável, possibilitando seu acumulo e as formações das jazidas.
A rocha em que o petróleo fica depositado é demoniado ROCHA RESERVATÓRIO e podem estar localizadas em profundidades que ultrapassam 4000 metros.
Para descobrir as jazidas são necessários muitos estudos, principalmente o geológico, para que se tenha certeza da existência de petróleo. Porém, mesmo com eficientes estudos corre-se o risco de não encontrar o óleo ou conseguir quantidade insuficiente para obter lucro.
A exploração de petróleo e a sua extração requerem equipamentos sofisticados e altamente tecnológicos, especialistas, e grande envolvimento de capital.
As brocas podem ser de tungstênio ou diamante, para as rochas resistentes ou de aço para as menos resistentes. Quando a broca atinge o petróleo, sob pressão, este se descola pelo tubo e jorra para a superfície. É então conduzido para as refinarias por meio de oleodutos ou navios petroleiros. É no processo de refinamento que o petróleo vai ser separado em suas frações.
GÁS NATURAL:
O gás natural está misturado ao petróleo e seu principal componente é o gás metano. Em menor quantidade encontramos etano, propano e butano.
O gás natural é de grande importância econômica, por ser menos poluente substitui fontes energéticas.
REFINO:
O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos e as moléculas que os constituem apresentam diversos tamanhos. Quanto maioR o número de carbonos (molécula), maior será a temperatura de ebulição.
As frações do petróleo são separadas em um processo denominado DESTILAÇÃO FRACIONADA e desta resultarão misturas menos complexas, que serão utilizadas para diversos fins no nosso dia-a-dia.
A destilação do petróleo se inicia com o encaminhamento do mesmo para a fornalha. O petróleo que se encontrava nos tanques de armazenamento é