EPI's
Os equipamentos de proteção individual são: luvas, máscaras, gorros, óculos de proteção, aventais e botas. Assim como todo equipamento de segurança, os da área hospitalar também exigem certa atenção e cuidado, por isso é sempre importante estar atento a eles, pra ver se estão sendo manuseados de maneira correta.
LUVAS – devem ser usadas sempre que houver possibilidade de contato com o sangue, secreções e excreções. Os tipos de luvas indicados são:
As luvas estéreis estão indicadas para procedimentos invasivos e assépticos.
Luvas grossas de borracha estão indicadas para limpeza de materiais e de ambiente.
É importante lembrar sempre de trocar as luvas após o contato com o material biológico, entre as tarefas e procedimentos, mesmo que for no mesmo paciente, pois podem acabar contendo uma alta concentração de microrganismos.
E remover as luvas logo após usá-las, antes de tocar em artigos e superfícies sem material biológico e antes de atender outro paciente, evitando a dispersão de microrganismos ou material biológico aderido nas luvas.
GORROS – é indicado especificamente para profissionais que trabalham com procedimentos que envolvam dispersão de aerossóis, projeção de partículas e proteção de pacientes quando o atendimento envolver procedimentos cirúrgicos.
MÁSCARAS – deve ser utilizada quando o profissional necessite manipular substâncias químicas tóxicas, tais como germicida com emissão de fortes odores ou a partir da recomendação dos fabricantes.
ÓCULOS DE PROTEÇÃO – para a proteção da mucosa ocular. Deve ser de material acrílico que não interfira na visão de quem o usa, além de permitir uma perfeita adaptação na face. Deve oferecer proteção lateral e com dispositivo que evite embaçar.
AVENTAIS – devem ser utilizados durante os procedimentos com possibilidade de contato com material biológico, inclusive em superfícies contaminadas.
O avental (limpo, não estéril) serve para proteger a