Cimento Portland
Introdução:
O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra.
História
Pode-se dizer que o cimento é um material que vem sendo estudado a muito tempo e se aperfeiçoando ao longo dos anos, os imponentes monumentos do Egito já utilizavam uma liga que possuía em sua composta por uma mistura de gesso calcinado, além dos egípcios, os gregos e romanos também utilizaram misturas parecidas com o cimento em suas grandes obras.
Em 1756 foi dado um grande passo no desenvolvimento do cimento, o inglês John Smeaton obteve, a partir da calcinação de calcários, um produto de alta resistência. Mas foi em 1824 que surgiu o que conhecemos hoje como cimento Portland, criado pelo construtor inglês Joseph Aspdin que, ao queimar pedras calcárias e argila transformando-as em um pó fino, obteve uma mistura que, depois de seca, não se dissolvia em água e era tão dura quanto as pedras empregadas em construções.
No Brasil As tentativas de instalar uma fabrica de cimento no Brasil começaram, ao que tudo indica, em 1888, porém a primeira fábrica que realmente funcionou foi fundada em 1924 pela Companhia Brasileira de Cimento Portland, em Perus, Estado de São Paulo. Até a fundação dessa fábrica o pais dependia exclusivamente da importação do cimento, mas a produção nacional foi crescendo gradativamente e se tornando cada vez mais independente da importação de produtos.
Fabricação:
Tipos e aplicações: Existem diversos tipos de cimento Portland e suas aplicações variam de acordo com o tipo:
1. Cimento Portland Comum CP I e CP I-S (NBR 5732)
Um tipo de cimento portland sem adições além do gesso (utilizado como retardador da pega). O Cimento Portland comum é usado em serviços de construção em geral, quando não são exigidas propriedades especiais do