pi gestao
De acordo com relatórios elaborados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de cinco mil trabalhadores morem no mundo todos os dias por causa de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Diante dos números tão elevados, a preocupação é reduzir cada vez mais acidentes e doenças no ambiente de trabalho para diminuir o déficit profissional e o valor pago pela previdência.
Cada vez mais as empresas têm notado a importancia de adotar medidas preventivas de segurança do trabalho que trarão benéficos imediatos ao empregado e a empresa. Para a empresa, essas medidas não apresentam apenas custos, mas sim, um investimento a longo prazo, que garantira a eficiência na produção.
A segurança do trabalho se aplica a todos os segmentos. Evidentemente tem suas características e riscos específicos, e exatamente por isso, cada ambiente precisa ser “cuidado” com um olhar particular. É importante que os profissionais de segurança do trabalho tenha a capacidade técnica necessárias para avaliar desde os riscos grandes ate os pequenos. O risco pequeno de hoje poderá se torna grandes amanha.
O que a empresa ganha investindo em segurança do trabalho ( falta ponto de interrogação) rsrs
Alguns empresários ainda acreditam que investir em segurança do trabalho é gasto, esse é um erro grave! De uma forma bem superficial podemos dizer que cada centavo investido em segurança economiza:
Gastos com acidentes;
Gastos com transportes do acidentado;
Gastos com afastamento causados por doenças ocupacionais;
Gastos com contratação de Mao de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado;
Prejuízos matérias: é comum que em casos de acidentes maquinários e produtos se percam ou sejam danificados e inutilizados.
Quais as ferramentas podem ser usadas para evitar acidentes de trabalho (falta ponto)
São varias as ferramentas que podem ser utilizadas. As mais comuns são:
PPRA (