pi Gestão Financeira
REFERENCIAL TEÓRICO
Analise gerencial de custos
2.1.1 Conceito de custos
O conceito de custos é visto como todos os gastos, e não os investimentos, necessários para fabricar os produtos da empresa. São os gastos efetuados pela empresa que farão nascerem os seus produtos. Portanto, podemos dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral é os gastos ligados a área industrial da empresa. (PADOVEZE, 1997, p. 214)
Segundo, Megliorini (2011), custos são os sacrifícios financeiros com os quais uma organização tem de arcar a fim de atingir seu objetivo. Os custos representam os gatos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços, desta forma estão associados aos produtos ou serviços produzidos pela organização.
2.1.1.1 Despesas
“As despesas são todos os gastos necessários para vender e enviar os produtos. De modo geral são os gastos ligados as áreas administrativas e comerciais. O custo dos produtos quando vendidos, transformam-se em despesas.” (PADOVEZE, 1997, p. 214)
Segundo, Martins (2010), as despesas são gastos reconhecidos no ato da venda, ou seja, e um consumo no processo de aquisição de receita com o processo de transformação ou produção dos bens ou produtos.
2.1.1.2 Gastos
Os gastos são todas as ocorrências de pagamentos ou recebimentos de ativos, custos ou despesas significa receber os serviços e produtos para consumo para todo o processo operacional, bem como os pagamentos efetuados e recebimentos de ativos. Como se pode verificar, gastos são ocorrências de grande abrangência e generalização. (PADOVEZE, 1997, p. 213)
Segundo, Marion (2003), gastos e todo sacrifício financeiro que implique desembolso imediato ou futuro de recursos (capital) da empresa e considerado um gasto, sendo assim, o gasto