EPI's para proteção respiratória
EPI PARA PROTEÇÃO
RESPIRATÓRIA
GRUPO: ALLAN, CARINE, JUAREZ,
MARISTELA E PAULO HENRIQUE.
QUANDO UTILIZAR EPI´s DE
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
A decisão de se adotar um equipamento de proteção respiratória é baseada em:
1. Limites de exposição aos contaminantes – níveis seguros a que os empregados podem ser expostos por dia de trabalho sem trazer riscos à saúde.
2. Medições científicas dos limites de exposição na área de trabalho. 3. A quantidade de oxigênio na área de trabalho.
CONTAMINANTES
Contaminante Tóxico
Toda substância orgânica ou inorgânica, natural ou sintética, que durante
sua
fabricação,
manuseio,
transporte,
armazenamento ou uso, pode incorporar-se ao ar ambiente sob a forma de poeiras, gases, neblina, névoa ou vapores, com efeitos irritantes, corrosivos, asfixiantes ou tóxicos e em quantidades que tenham possibilidade de afetar a saúde das pessoas que entrem em contato com elas.
TIPOS DE RESPIRADORES
Purificadores de ar - Filtros
Estes respiradores removem os contaminantes do ar que você respira. Deve existir quantidade suficiente de oxigênio no ar quando utilizar um respirador purificador de ar. Tipicamente, o respirador possui uma peça facial de selagem perfeita ao rosto. Quando você inala o ar, uma sucção de pressão negativa dentro da peça facial força o ar externo a passar pelos elementos filtrantes antes que você o respire. Você estará utilizando um filtro aprovado para se proteger contra partículas, névoas, aerossóis, vapores e gases aos quais possa estar exposto.
TIPOS DE RESPIRADORES
Respiradores Supridores de Ar (com Linha de Ar)
Os respiradores supridores de ar fornecem ar respirável para você, proveniente de uma fonte limpa. Os Respiradores Supridores de Ar utilizam uma linha de ar para suprir ar limpo à peça facial do respirador, capuz ou capacete. Uma Máscara Autônoma de Ar Comprimido, que também é um equipamento supridor de