Enzimas
Os sistemas vivos são formados por uma enorme variedade de reações bioquímicas, e quase todas elas são mediadas por uma série de extraordinários catalisadores biológicos conhecidos como enzimas. A função da enzima é viabilizar a atividade das células, quebrando moléculas ou juntando-as para formar novos compostos. As enzimas são proteínas (com exceção de um pequeno grupo de moléculas de RNA) especializadas em catalisar reações biológicas, ou seja, aumentam a velocidade de uma reação química sem interferir no processo. Elas estão associadas a biomoléculas, devido as sua extraordinária especificidade e poder catalítico.
Classificação e nomenclatura das enzimas Nome Oficial: Mais complexo, nos dá informações precisas sobre a função metabólica da enzima. Ex: ATP:Glicose:Fosfo-Transferase EC X.X.X.X ( Enzyme Commission ).
As enzimas podem divididas em 6 classes:
1- OXIDORREDUTASES 2- TRANSFERASES 3 – HIDROLASES 4 – LIASES 5 – ISOMERASES 6 – LIGASES
Classe 1: Óxido-redutases → transferência de elétrons (íons hidreto ou átomos de H). Ex: desidrogenases, redutases, oxidases e peroxidases.
Classe 2: Transferases → reações de transferência de grupos. Ex: quinases, transcarboxilases e aminotransferases.
Classe 3: Hidrolases → reações de hidrólise. Ex: amilase, urease, pepsina, tripsina, quimotripsina e várias peptidases e esterases.
Classe 4: Liases → adição de grupos às duplas ligações ou formação de duplas ligações por meio de remoção de grupos.
Classe 5: Isomerases → transferência de grupos dentro da mesma molécula para formar isômeros.
Classe 6: Ligases → reações de síntese, onde duas moléculas são unidas, às custas de uma ligação fosfato de alta energia do ATP.
Funcionamento (interação)
Geralmente hé uma grande diferença de tamanho entre as moléculas de enzimas e a de seus substratos. As enzimas são macromoléculas proteicas – mesmo as mais simples são formadas de mais de uma centena de aminoáciodos – e seus pesos moleculares variam de 10.000 a aulguns