enzimas
O objetivo deste relatório é destacar os principais passos dados na pratica, na qual o tema principal foi microscopia óptica.
Através dessa aula e possível perceber estruturas que não são possíveis ver a olho nu e, por meio de fotografias tiradas mostrarem os resultados da prática e discutir algumas questões. No entanto no presente relatório ha discussões da aula prática na qual foi realizada com materiais, métodos e fotografias; e questões propostas pelo professor adequadamente respondidas.
SUMARIO:
INTRODUÇÃO: 5
PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO. 7
MATERIAL: 8
OBJETIVOS: 8
PROCEDIMENTOS: 8
RESULTADOS 9
QUESTÕES 10
CONCLUSÃO : 11
INTRODUÇÃO:
Apesar de a microscopia óptica ser uma técnica bastante antiga, ainda hoje é fundamental para os estudos em citologia, pois a maioria das células tem diâmetro entre 0,5 a 5 um (células procarióticas) e cerca de 40 um células eucarióticas. Em ambos os casos os tamanhos são bastante inferiores à capacidade de resolução do olho humano (0,1 - 0.2 mm). O termo Microscópio tem origem a partir de duas palavras gregas mikros que significa pequeno e skopein que significa enxergar com atenção. Atribui-se a invenção do MO a Zacarias Janssen. óptico holandês que teria inventado o MO por volta de 1590. O microscópio é muito importante para a pesquisa científica, isto porque a maioria dos seres vivos é microscópica, e a menor unidade dos seres pluricelulares macroscópicos também só pode ser observada com o auxílio de microscopia. A microscopia óptica possibilita o aumento de imagens através da luz que. após incidir sobre a amostra, passa por um conjunto de lentes objetivas (que formam e aumentam a imagem) e oculares (que aumentam a imagem). Além de ampliar a imagem de um objeto. o microscópio serve para aumentar o poder de resolução do olho humano (0,1 - 0,2 mm). Poder de resolução é a capacidade de distinguir dois pontos muito próximos um do outro. Os