Enzimas
1. O que são enzimas? Qual sua importância para os processos biológicos?
São substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. Na presença de uma enzima catalisadora, a velocidade da reação é mais rápida e a energia utilizada é menor. Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno e externo.
2. O que são inibidores de enzimas? Explique como estes inibidores atuam. Os inibidores enzimáticos são compostos que podem diminuir a atividade de uma enzima. A inibição enzimática pode ser reversível ou irreversível. Reversível competitiva: O inibidor se liga reversivelmente ao mesmo sítio de ligação do substrato. Reversível não competitiva: o inibidor liga-se reversivelmente à enzima em um sítio próprio de ligação, podendo estar ligado à mesma ao mesmo tempo que o substrato. Na inibição enzimática irreversível, há modificação covalente e definitiva no sítio de ligação ou no sítio catalítico da enzima. Deforma a enzima. Ex: Outras enzimas inibem.
3. O que são zimogênios ? Dê um exemplo. São formas inativas de enzimas que são ativadas por modificações físicas ou químicas em sua estrutura. Ex: Protrombina é a forma inativa da enzima trombina, que transformaria fibrina em fibrinogênio, e é ativada por meio do Ca 2+ sanguíneo e tromboplastina que veio das plaquetas. Imagine se a pepsina fosse produzida dentro da célula da mucosa do estômago, a célula teria suas próprias proteínas destruídas.
4. Quais sãos os fatores que podem influir na função de uma enzima? Explique.
Concentração enzimática, concentração do substrato, pH (ótimo) e temperatura ( Baixas temperaturas podem causar inativação e altas temperaturas podem causar desnaturação enzimática). Quanto maior a concentração enzimática, maior a velocidade da reação. Quando aumentamos a quantidade de substrato, a reação ocorre de acordo com a quantidade de enzimas no