Enzimas
As enzimas são catalisadores biológicos, que participam de reações químicas diversas. Existem fatores que podem influenciar na velocidade das reações, por exemplo, quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação, até se atingir a temperatura ótima; a partir dela, a atividade volta a diminuir, por desnaturação da molécula com o pH acontece o mesmo, existe um pH ótimo, onde a distribuição de cargas elétricas da molécula da enzima e, em especial do sítio catalítico, é ideal para a catálise
A cinética enzimática estuda a velocidade das reações enzimáticas bem como os fatores que a influenciam. Há na estrutura da enzima, uma determinada região diretamente responsável pela ação catalítica. Essa região é denominada sítio ativo e a sua conformação correta é fundamental para a atividade enzimática. Ali se localizam diversos resíduos de aminoácidos que podem desempenhar funções de orientação do substrato e de direta interação com este, permitindo que a reação ocorra
Em 1913, L. Michaelis e M. L. Menten desenvolveram estudos considerando as principais propriedades das enzimas e aplicando as teorias conhecidas de Cinética Química para um modelo simplificado, o qual envolvia a enzima livre, o substrato, o complexo enzima-substrato e o produto.
A equação de Michaelis-Menten é um modelo simples e bastante útil na descrição de reações enzimáticas e com as considerações estudadas por eles, desenvolveram a expressão de velocidade para uma reação catalisada enzimaticamente e essa determinação chamamos de Vm e Km.
Nesta aula pratica tivemos a oportunidade de obter a enzima invertase através do fermento de pão; posteriormente com adição da sacarose formaram-se então os açucares redutores ( glicose e a frutose). Que foram estimados pela reação de Somogyi-Nelson.
.