Embriogênese molecular humana
A motilidade celular é vista pela primeira vez durante a gastrulação – pode envolver movimentos ativos ou deslocamento passivo, como invaginação, imigração, diferenciação polar e epiboly (um tipo de movimento celular que causa uma expansão na camada epitelial superficial, com espalhamento sobre células subjacentes). A intensidade de movimentação celular aumenta com a crescente complexidade da morfogênese.
As células da crista neural de todos os vertebrados exibem ampla atividade migratória. As cél. Germinativas primordiais migram a partir do saco vitelínico secundário para as gônadas primitivas – as forças físicas, de adesão, de repulsão eletrostática e as propriedades de trocas iônicas estão intimamente controlados por proteínas localizadas nas membranas celulares,e influenciam na motilidade celular.
Então, essa motilidade inicia no período de gastrulação, a partir da 3ª semana.
Os principais eventos que ocorrem durante a gastrulação são:
* formação da linha primitiva na superfície do epiblasto; proliferação de células do epiblasto que migraram para o meio (região mediana) do disco embrionário. A linha primitiva vai desencadear a formação de algumas estruturas como o mesênquima que posteriormente formará tecidos do embrião, sendo estes o mesoderma, endoderma e ectoderma. = Com o crescente acúmulo das células do epiblasto nessa região mais central, é formada uma linha, que vai engrossando – a chamada linha primitiva, que termina no nó primitivo (mais ou menos no centro do disco embrionário, na extremidade cefálica da linha; também chamado Nó de Hensel). Na região central do complexo de linha/nó primitivos, começam a ocorrer processos de invaginação, que formam o sulco e a fosseta primitivos. Esse processo de invaginação se dá por meio de alterações citoesqueléticas que levam a estreitamentos na parte apical das células, afunilando-as e invaginando a camada de células em direção ao hipoblasto. Com grande atividade mitótica, essas