Enzimas na indústria
Enzimas são proteínas naturais que, interagindo com a matéria prima dos alimentos, viabilizam a industrialização de produtos em larga escala, com significativos ganhos em economia e qualidade, além de viabilizar o desenvolvimento de novos produtos. Por aumentarem a velocidade de reações químicas, tornam-se adequadas para aplicações industriais.
Aplicações de enzimas nas indústrias
- Enzimas na produção de alimentos e bebidas
As enzimas são ferramentas perfeitas para a formulação de alimentos, uma vez que são específicas com relação aos seus substratos e seletiva em relação a determinados tipos de ligações moleculares.
Elas podem ser usadas para modificar uma proteína específica dentro de um sistema complexo podendo ter o alimento como um destes tipos de sistema, pois ele contém outras proteínas, carboidratos e lipídios. Possuem também a característica de terem o processo mais simples do que os dos químicos ou físico-químicos, pois estes podem afetar todo o substrato. Por serem de origem natural, normalmente são consideradas seguras para o uso em alimentos e bebidas em relação aos aditivos químicos.
Possibilitam novas formulações de alimentos mais saudáveis e mais seguras, levando em consideração fatores que atualmente são considerados como grandes preocupações globais, como a obesidade, desnutrição e segurança alimentar.
Principais enzimas comercializadas e suas aplicações
As enzimas podem ser utilizadas na hidrólise de paredes celulares de plantas, no aumento da rentabilidade do processo produtivo, na redução da viscosidade de produtos, no melhoramento do processo de separação, no melhoramento da biorreatividade das moléculas, no melhoramento do sabor, além da adição e/ou modificação de alimentos com o objetivo de trazer maiores benefícios à saúde do que os de alimentos e bebidas tradicionais.
- Enzimas na indústria têxtil
A principal vantagem da utilização de produtos biotecnológicos, em especial na indústria têxtil, é a