Enzima
A enzima adere-se ao substrato formando o Complexo Enzima/Substrato transformando-o em produto final.
Além da função de acelerar a velocidade de uma reação metabólica, as enzimas atuam como reguladoras nas reações. A enzima que participa de um determinado processo não sofre alteração e pode participar novamente de outro processo.
Apesar de existirem catalisadores sintéticos (produzidos artificialmente pelo Homem) as enzimas possuem um grau de eficiência muito superior.
As enzimas têm peso molecular variado e na maioria das vezes não precisam de nenhum outro grupo químico para realizar suas atividades, porém outras necessitam das co-enzimas, moléculas orgânicas complexas ou íons inorgânicos.
Nomenclatura e classificação das enzimas
As enzimas podem ser nomeadas pela adição do sufixo “ase” no substrato ao qual ela exerce sua ação, como por exemplo: Peptidase (catalisam as reações peptídicas) ou a Amilase (quebra o amido). Essa forma de nomear as enzimas é utilizada no dia a dia por ser mais simples e é conhecida como Nome Recomendado.
Outra forma de nomear as enzimas é pela maneira mais específica de acordo com a sua função metabólica, ou seja, pelo Nome Sistemático. Exemplo: Sódio-Potássio-ATPase (também conhecida como Bomba de Sódio e Potássio é responsável pelo transporte de Na+ e K+ nas células) e ATP-glicose fosfotransferase (responsável pela transferência de um grupo fosfato do ATP para a glicose).
Também podem ser nomeadas é pelo Nome Usual tendo seus nomes independentes de seus substratos.