enxaqueca
Reedição oficial da UpToDate ® www.uptodate.com © 2013 UpToDate ® Imprimir | Voltar
Fisiopatologia , manifestações clínicas e diagnóstico de enxaqueca em adultos
INTRODUÇÃO - A enxaqueca é uma doença episódico , o ponto central do qual é uma dor de cabeça grave, geralmente associada a náusea e / ou sensibilidade à luz e som. É uma das queixas mais comuns encontradas pelos neurologistas no dia-a- dia de treinos .
FISIOPATOLOGIA - O estado atual do conhecimento sugere que uma disfunção neuronal primário leva a uma seqüência de mudanças intracraniana e extracraniano que conta para a enxaqueca [1 ], incluindo as quatro fases de sintomas premonitórios , aura, dor de cabeça, e postdrome .
As teorias tradicionais de enxaqueca - A teoria vascular , uma vez popular de enxaqueca, o que sugere que a enxaqueca foi causada pela dilatação dos vasos sanguíneos, enquanto a aura de enxaqueca resultou de vasoconstrição , não é mais considerado viável [ 2-4] . Vasodilatação, se ocorre em todos durante as crises de enxaqueca espontâneos [4] , é, provavelmente, um epifenômeno resultante da instabilidade no mecanismo de controle neurovascular Central [ 5] .
A depressão alastrante cortical - A associação causal entre a aura de enxaqueca e dor de cabeça é suportada pela evidência de que ambos estão ligados ao fenômeno conhecido como depressão alastrante cortical do Leão [ 2,6,7 ] . A depressão alastrante cortical é uma onda de propagação auto de despolarização neuronal e glial que se espalha por todo o córtex cerebral. A depressão alastrante cortical é a hipótese de :
Porque a aura de enxaqueca [8]
Ativar aferentes do nervo trigêmeo [9,10]
Alter hemato-encefálica permeabilidade da barreira de ativação de metaloproteinases de matriz e regulação positiva [11]
A ativação dos aferentes trigeminais por depressão alastrante cortical , por sua vez provoca alterações inflamatórias nas meninges sensíveis à dor que geram a dor de cabeça da enxaqueca