Eletrica
A energia elétrica atual do Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, sendo uma fonte limpa e renovável, porem este meio provoca no meio ambiente impactos negativos e isso deve ser analisado por um engenheiro para que garanta o avanço da produção de energia e diminuindo cada vez mais os impactos.
Em suma, a área de geração de energia no Brasil está em constante progresso, contribuindo no combate de crise financeira e econômica através novos métodos de produção de energia.
Muito se fala do aumento da demanda por engenheiros civis no Brasil, mas as grandes obras de infra-estrutura, impulsionadas pelo crescimento econômico e os grandes eventos esportivos mundiais que o país vai hospedar nos próximos anos, também têm aquecido o mercado de outras engenharias, entre elas a elétrica. "Quando você tem metrô expandindo, estádios de futebol, trens, aeroportos, você precisa ter um sistema de energia elétrica para atender tudo isso", explicou Fábio Bergamini Tangerino, de 32 anos.
Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Tangerino atualmente trabalha como supervisor de engenharia na Alstom Grid, em um projeto de energia hidrelétrica do Rio Madeira, na Região Norte do país.
Segundo ele, o engenheiro eletricista é o profissional responsável pela construção e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Sua atuação acontece principamente em empresas e indústrias que fabricam ou usam equipamentos elétricos e sistemas de automação. Alguns exemplos incluem grandes construtoras, fabricantes de