educação
Como metodologia para a elaboração do trabalho a autora dividiu a temática em três eixos, sendo o primeiro: pensar a constituição da cor e do corpo da criança negra, a partir das contribuições de Henri Wallon, teórico da psicogênese do desenvolvimento humano. Ou seja, busca de dados bibliográficos.
Segundo: discutir formas de interação social entre crianças e adolescentes, a partir da zona de desenvolvimento proximal e formação de conceitos de Lev Vygotsky. Sendo esta, uma pesquisa qualitativa de discussão em grupo.
Por fim, pensar a família e as relações entre as gerações, apoiada na perspectiva co-construtivista do desenvolvimento humano. Dentre tanto, desses três eixos citados acima, apenas um foi trabalhado, no que diz respeito a constituição da cor e do corpo da criança negra, dado através de seu desenvolvimento.
No primeiro ano de vida a criança se enquadra no estágio emocional, onde esta criança é totalmente dependente do meio externo, neste período o bebê se encontra sem delimitação entre o eu e o outro e é através dessa relação com o outro que ela vai se diferenciando, constituindo o seu eu. “No entanto, o outro, participante da construção de significados e da constituição do eu, permanecerá internalizado como um parceiro permanente do eu na vida psíquica” (Wallon, 2003). A