Envie uma vida em Diamond Dash
É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado na escola. Para isso, faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. Além de trabalhar em escolas, pode atuar em hospitais, auxiliando os pacientes a manter contato com os conteúdos escolares. Pode trabalhar também em centros comunitários ou em consultório, público ou particular, orientando estudantes e seus familiares no processo de aprendizagem.
A psicopedagogia é uma ciência que apoia a integração, de modo coeso, dos conhecimentos e princípios de diversas ciências humanas com a meta de adquirir uma extensa compreensão sobre variados métodos inerente ao aprendizado. Sua importância no campo da psicologia educacional vem quebrando tabus e preconceitos. E cada vez mais os espaços estão se abrindo para esse profissional: o psicopedagogo (a).
Seu papel é atuar de forma preventiva e terapêutica, compreendendo os processos que ocorrem dentro do que ele esta inserido. Seja com a dislexia, disgra fia, problemas comportamentais, ou síndrome... Esse profissional exerce sua pedagogia de forma acolhedora, com o olhar do saber.
Mercado de Trabalho
As atribuições dos bacharéis formados em Psicopedagogia cresceram nos últimos anos, e seu espaço no mercado se expandiu consideravelmente. Hoje, áreas como treinamento, educação continuada e acompanhamento de pessoas com deficiência elevaram a demanda pelo psicopedagogo nos ambientes empresariais e escolares. "Nunca o mercado de trabalho necessitou tanto de mão de obra qualificada e especializada. A maior explicação está no crescimento da economia do país, que é muito mais rápida que a formação de pessoas