Envie uma vida em Diamond Dash
664 palavras
3 páginas
Mapeamento Genético O mapeamento genético é, sem qualquer sombra de dúvida, um dos desejos perseguidos há longo tempo pelos investigadores moleculares que procuram incessantemente conhecer as causas para as doenças genéticas; efectivamente não será só com árduo trabalho que se conseguem algumas descobertas, mas, para tudo é necessário sorte…e é assim que, em 1983, se localiza no cromossoma 4 o gene responsável pela doença de Huntington. Com o mapeamento genético até as doenças resultantes da conjugação de vários genes, como sejam a arteriosclerose, hipertensão, cancro, doenças mentais, poderão ter "esperança" em serem entendidas. As virtudes do mapeamento genético não são restritas simplesmente à descoberta desta ou daquela doença. Conduzem a novas fronteiras do desenvolvimento de drogas. Uma vez identificados todos os genes e as suas bases sequenciadas, será virtualmente possível a produção de qualquer proteína humana- preciosa farmácia natural, (tal como é o caso do tecido activador plasminogénio, interferão e outras moléculas designadas especificamente para bloquearem doenças relacionadas com produção de proteínas).
Clonagem
A clonagem (do grego Klon = broto vegetal) é processo natural ou artificial onde são produzidos organismos geneticamente idênticos. Trata-se de um tipo de reprodução assexuada pois não envolve troca de gametas entre indivíduos.
Histórico da Clonagem
Em 1903 o botânico Herbert J. Webber criou o termo clonagem. Mas ela ficou mundialmente conhecida com a clonagem da ovelha Dolly, que nasceu dia 5 de julho de 1996, feita pelo cientista escocês Ian Wilmut. Em 2001 um médico italiano, chamado Severino Antinori teve a intenção de clonar num ser humano, o que causou grande