Envie uma vida em Diamond Dash
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE
CURSO DE PEDAGOGIA
Osivaldo Sena Teixeira
Ivete de Nazaré Gomes Correa
Francidalva Rodrigues Lopes
PROJETO: APRENDER BRINCANDO NA BRINQUEDOTECA
São Sebastião da Boa Vista Abril
2013
Folha de rosto
O brincar faz parte da infância, e é uma aprendizagem necessária a vida adulta, como retrata Chateau, pois é pelo jogo, pelo brinquedo que crescem a alma e a inteligência. E ainda mais, “uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não saberá pensar” (CHATEAU, 1987, p.
14).
JUSTIFICATIVA
O Projeto Aprender Brincando na Brinquedoteca propõe-se a sanar deficiências detectadas na Brinquedoteca do CRAS da passagem Maria Júlia no município de São Sebastião da Boa Vista, o qual não apresenta oportunidades de melhorar a aprendizagem de seu público alvo, (crianças de 03 a 14 anos). Em relação ao modelo didático apresentado no desenvolvimento das atividades com as crianças no presente ambiente, detectou-se a carência de uma intervenção pedagógica que oriente a ação e planejamento das mesmas. Vale ressaltar que mesmo que se veja a Brinquedoteca como um local onde simplesmente se brinque é preciso que haja um interventor de forma a objetivar essas ações para que não seja simplesmente brincadeira, mas, que se pense em como trabalhar o lúdico de uma forma prazerosa e que se obtenham resultados de forma a colaborar com a formação do sujeito.
Com base nos pressupostos acima relacionados, foi que se pensou em um projeto que vislumbre um melhor aproveitamento no que se reporte a aplicação da ludicidade como um recurso para melhorar a aprendizagem daqueles que se utilizam do referido ambiente (CRAS). Neste sentido, a Brinquedoteca deve ter disponíveis brinquedos diversificados cujo objetivo seja o de ensinar o manejo do jogo, explicando-lhes as regras; caso seja