trabalho
Lógica Quantitativa
Atividade de Estudo Dirigido
Prof. Hugo Leonardo
Caros,
Esta estudo visa dar sustentabilidade no que vimos sobre PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS. Assim, estudar este material e resolver os exercícios, lembrando que não importa apenas os resultados, pois, por se tratarem de questões de concurso, facilmente se tem gabarito. O nosso objetivo é encontrarmos caminho para a solução. Conto com a maturidade e objetividade dos colegas Administradores!
Conectivo “ou”: (disjunção)
Recebe o nome de disjunção toda proposição composta em que as partes estejam unidas pelo conectivo ou. Simbolicamente, representaremos esse conectivo por “∨”. Portanto, se temos a sentença: “Marcos é médico ou Maria é estudante”
... então a representaremos por: p ∨ q.
Seremos capazes de criar uma tabela-verdade para uma proposição disjuntiva? Claro! Basta nos lembrarmos da tal promessa do pai para seu filho! Vejamos: “eu te darei uma bola ou te darei uma bicicleta.” Neste caso, a criança já sabe, de antemão, que a promessa é por apenas um dos presentes! Bola ou bicicleta! Ganhando de presente apenas um deles, a promessa do pai já valeu!
Já foi verdadeira! E se o pai for abastado e resolver dar os dois presentes? Pense na cara do menino! Feliz ou triste? Felicíssimo! A promessa foi mais do que cumprida. Só haverá um caso, todavia, em que a bendita promessa não se cumprirá: se o pai esquecer o presente, e não der nem a bola e nem a bicicleta. Terá sido falsa toda a disjunção.
Daí, concluímos: uma disjunção será falsa quando as duas partes que a compõem forem ambas falsas! E nos demais casos, a disjunção será verdadeira! Teremos as possíveis situações: Te darei uma bola
Te darei uma bicicleta
Te darei uma bola ou te darei uma bicicleta
P
Q
P v q
V
V
V
Ou:
Te darei uma bola
Te darei uma bicicleta
Te darei uma bola ou te darei uma bicicleta
P
Q
P v q
V
F
V
Ou: Te darei uma bola
Te darei uma bicicleta
Te darei uma