Envie presentes para estes membros
RESPOSTAS DA SEGUNDA ATIVIDADE COMPLEMENTAR
1. A justiça enquanto conceito, virtude, função etc, sempre foi um problema para o estudioso. Poder – se – ia aqui abordar o tema de forma abstrata, visando apresentar suas várias facetas. Poder – se – ia, também, demonstrar a universialidade da discurssão apresentando um panaorama da disputa doutrinária advinda de longo período histórico, desde a Antiguidade até nossos dias, bem como passando por várias nações e culturas diferentes.
Optamos, contudo, por pensar a questão da Justiça aqui e agora, e no Brasil. É isso que nos interessa, e , seguindo nossa proposta metodológica inicial, devemos propor algo para quiçá possibilitar um debate que gere transformações, contudo foi capaz de auxiliar na mudança do chamado quadro de injustiça reinante no País. Pensamos, ao contrário, que é possível, sim, um estudo da Justiça que possibilite uma tomada de posição favorável á sua realização.
E á quisa de introduzir ao aluno no assunto, somos obrigados a, primeiro, apontar o grave problema de alienação na qual estão inseridos os operadores do Direito no Brasil.
Comecemos, portanto, com a ferida os vários operadores jurídicos brasileiros e também, claro, de outros lugares do mundo não estão preparados para fazer justiça no desempenho de suas funções.
2. A virtude aqui aparece como um elemento intríseco do ser humano, que naturalmente busca o bem que lhe é próprio. A virtude está nessa busca. Logo, ela é ação; é por essa ação que se vê a virtude humana de fazer o bem.
3. Com relação a justiça e a igualdade, o que aqui apenas iremos referir sistematicamente, porque nos parece que a solução para o problema da justiça se faz pela via da equidade, no necessário respeito á dignidade da pessoa humana.
4. A justiça, portanto, será