Envelhecimento como parte do desenvolvimento biológico
Método Utilizado:
Em 2006 foi realizado no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina um estudo transversal com 203 profissionais de saúde mental. Participaram da amostra 46 psiquiatras, 111 psicólogos, 19 terapeutas ocupacionais, oito assistentes sociais, quatro enfermeiros, três auxiliares de enfermagem, uma fonoaudióloga, um dentista, um antropólogo e nove educadores.
Foram distribuídos 220 questionários, havendo retorno de 206 (93,6%). Dez questionários retornaram em branco, por questões pessoais, e quatro foram excluídos por estarem incompletos.
Instrumentos Utilizados:
Questionário sociodemográfico ocupacional: Questionário com os seguintes dados: idade, sexo, raça, estado civil, escolaridade, ocupação, renda familiar, profissão, tempo de experiência profissional, local de trabalho, rendimentos, grau hierárquico e tipo de clientela. IMPACTO-BR: contém 34 questões que visam a avaliar a sobrecarga sentida pelos profissionais de saúde mental, em conseqüência do trabalho diário com pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos. Entre os itens, incluem-se as questões quantitativas da escala propriamente dita que avaliam o grau de sobrecarga sentida pela equipe, as questões descritivas que colhem informações complementares sobre as repercussões deste tipo de trabalho em suas vidas e as questões sociodemograficas.
SATIS-BR: contem 69 questões, sendo elas: 1) questões quantitativas, que visam a avaliar o grau de satisfação da equipe em relação aos serviços oferecidos e as condições de trabalho na instituição em que atuam; 2) questões qualitativas e descritivas que complementam estas informações e que se referem a opinião da equipe sobre os serviços; e 3) questões que avaliam os dados