Portif Lio Individual 7 Per Odo
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 05
3 FORMULAÇÃO DO OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO 05
4 JUSTIFICATIVA 06
5 METODOLOGIA 06
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 07
7 CRONOGRAMA DA PESQUISA 09
8 ORÇAMENTO 10
9 RESULTADOS ESPERADOS 10
10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O envelhecimento da população é um fenômeno contemporâneo que tem atingido diversos países e proporcionado sérias repercussões econômicas, culturais, éticas, sociais e legais.
O crescimento do número de idosos, houve um aumento da longevidade humana, que passou a alcançar a faixa etária próxima aos 100 anos de idade, cerca de 30 anos a mais do que no século passado. O fato de a esperança de vida ter se elevado fez com que o fim da idade profissional não mais coincidisse com o inicio da perda da autonomia, como frequentemente ocorria, e levou alguns autores a se referirem a uma quarta idade.
Apesar da grande vitória da humanidade, a longevidade faz emergir o problema da falibilidade dos sistemas de tutela e proteção social vigente, mesmo para as nações desenvolvidas.
A escolha do tema para reflexão, com ênfase na atenção na Proteção do Idoso, tem como força motivadora a convivência com pessoas na faixa etária entre 60 a 80 anos, e observação do crescente aumento da importância do papel do Estado e familiares na busca de melhor qualidade de vida para esta população
A diminuição da célula familiar é um fator que dificulta o atendimento às necessidades do idoso, sobretudo em casos de doença, ou até mesmo incapacidade motora, dessa forma esta instituição tem como objetivo fortalecer as relações sociais, pessoais e emocionais do idoso.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O Sob o enfoque da geriatria a velhice incide em uma fase da vida em que o indivíduo é acometido por uma serie de patologias, e, esta ciência, por sua vez, concentra-se no estudo destas patologias, bem como no tratamento e prevenção das mesmas