A GRANDE BELEZA
UM FILME QUE RETRATA A VIDA DE JEP GAMBARDELLA, UM ESCRITOR SEXAGENÁRIO, COM O EGO INFLAMADO DE QUEM SE DEIXOU SEDUZIR PELO SEU PRÓPRIO TALENTO COM AS PALAVRAS E COM INUMERAS LEMBRANÇAS DE SEU PASSADO, AOS 65 ANOS CELEBRA SEU ANIVERSARIO COM GRANDE ESTILO, ONDE NELE NOTAMOS ENQUADRAMENTOS INUSITADOS, MOSTRANDO O QUANTO UMA FESTA, APESAR DOS COMUNS ABUSOS DE ALCOOL E DROGAS, PODE SER LIBERTADORA.
O ESCRITOR PARECE NÃO LEVAR NADA MUITO A SERIO, ONDE TUDO PODE E DEVE SER DESMITIFICADO. JEP É UM INTELECTUAL, NOTORIO POR TER ESCRITO UM LIVRO DE SUCESSO AINDA NA SUA JUVENTUDE, VIVE RODEADO POR AMIGOS SEMELHANTES, ENTRE FESTAS EFUSIVAS E DISCUSSOES SOBRE POLITICA E PENSADORES QUE NORMALMENTE NÃO LEVAM Á NADA.
SEU PESSIMISMO PROFANO LHE BLOQUEIA SUA CRIATIVIDADE, ENQUANTO SUA EXCENTRICA EDITORA O AJUDA OFERECENDO UMA ENTREVISTA EXCLUSICA COM A MISSIONARIA AFRICANA IRMA MARIA, TECNICAMENTE UMA SANTA DE 103 ANOS. E SEU AMIGO DE INFANCIA ROMANO, OFERECE UMA NOVA PAIXÃO, A MAO DE SUA BELA FILHA AO ESCRITOR, ASSIM BUSCANDO UM NOVO SOPRO DE VIDA.
A GRANDE BELEZA ENVEREDA EM UM CAMINHO ARENOSO E ESPINHOSO, POEM ESPERANÇOSO, QUE É A DOR EM SABER QUE OS INCONSTANTES LAMPEJOS DE BELEZA ALGUM DIA IRÁ TERMINAR, ENO FUNDO TUDO NÃO PASSA DE MERA ILUSAO, O OUTRO LADO DE LA E UM GRANDE TRUQUE PARA O AUTOCONHECIMENTO DO ESCRITOR.
A IDEIA DO FILME PARECE QUERER DIZER QUE MUITAS VEZES A ‘’BELEZA’’ É DITADA POR ALGO OU ALGUEM QUE ENTENDE POUCO, OU NADA, DELA.
EM A GRANDE BELEXA, PAOLO SORRENTINO BRINCA COM ESTEROTIPOS ENQUANTO PASSEIA PELO QUE MOTIVA E DESLUMBRA O SER HUMANO. O QUE É BELO PARA UNS, PARA OUTROS, É MONSTRUOSO. E VICE-VERSA. AFINAL, A BELEZA NÃO ESTA NOS OLHOS DE QUEM VÊ?
A GRANDE BELEZA
ARQUITETURA E URBANISMO - 2º SEMESTRE
ALUNO - FELIPE PENA BONADIE
PROFESSOR - RALF FLORES
MATERIA - FILOSOFIA