Envelhecer bem
Os avanços tecnológicos em biomedicina, a conscientização da sociedade, através de programas de prevenção para promoção da saúde e prevenção de doenças são alavancas para manutenção e melhora na qualidade de vida.
O aumento da expectativa de vida e longevidade da sociedade é fundamentado pelo comparativo da realidade atual com a década de oitenta, a expectativa de vida aumentou significativamente de 55 anos para 76 anos.
A qualidade de vida depende de fatores intrínsecos e extrínsecos, ela é subjetiva, ou seja, é a percepção de cada indivíduo na sua maneira de viver. É sistêmica, incorpora aspectos da existência do ser humano, materiais ou não, como emprego, família, ambiente e outras condições que sejam relevantes para a mensuração da saúde.
Desse modo, como envelhecer com saúde, entendendo que o processo de envelhecimento é fisiológico e que as perdas funcionais são inevitáveis? A qualidade de vida é a manutenção diária de seu corpo físico, mental e espiritual. Através da prevenção de fatores de risco, principalmente, evitar ingerir muito sal, não fumar, não beber, praticar atividade física pelo menos três vezes na semana, conviver com amigos e familiares de uma maneira harmoniosa, trabalhar a mente, dormir bem, manter hábitos saudáveis, acreditar verdadeiramente em algo, independente da religião, o pensamento positivo e a crença verdadeira, torna a vida diferente e gostosa de viver. Sorria, o sorriso contagia e proporciona mudança no olhar frente às situações do dia a dia.
Por isso é necessário que o cuidado inicie agora, assim como uma “poupança”, o envelhecimento bem sucedido depende da qualidade de vida que você almeja. Nós somos hoje o que queremos ser