Envelhescência
Projeto a ser apresentado a Faculdades Integradas do Brasil - UNIBRASIL como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.
Professor:ALEXANDRE
CURITIBA
2012
1 TEMA: A VELHICE TAMBÉM É TEMPO DE CONSTRUIR
Vivemos em um país que envelhece demograficamente, sendo que o aumento dessa expectativa de vida não é acompanhado pela qualidade de vida. Não estamos preparados para envelhecer, assim como nossas famílias não estão preparados para receber um idoso no lar e até mesmo a sociedade fecha os olhos para esta questão.
Segundo Freire (1983 p. 38), para transformação dessa realidade é preciso que os homens, através de sua consciência crítica desafiem o mundo e com isso construam sua história, não se adaptando a essa realidade desumanizante, pois “[...] o destino do homem deve ser, criar e transformar o mundo, sendo sujeito de sua ação”.
Barroso (1999, p. 34) complementa que “a educação, por suas inúmeras formas atuação, tem possibilidades ímpares para informar, criar, incentivar, introduzir novos conceitos e estimular valores morais como suporte, uma janela viabilizadora de novas condições para uma vida prazerosa”.
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Com o crescimento demográfico da população idosa no mundo, hoje se fala em quarta idade, pois a expectativa de vida vem aumentando. Estudos apontam que essas projeções só tendem a evoluir, tanto que até 2025 o Brasil será o sexto país em número de velhos (IBGE, 2005).
Envelhecer também é tempo de construir nossa história. É importante o envelhecimento, porém envelhecer com saúde, dignidade, com qualidade de vida. Envelhecer não significa o adiantamento da morte, que idade não significa morte e quem envelhecer merece o direito ao respeito e a valorização do que construiu e continua a construir.
Diante do exposto questiona-se:
Quais as investigações científicas em Psicologia de 2006