Fichamento do texto conhecimento e ciência
Conhecimento e Ciência (TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica da Ciência e da pesquisa 5ª ed. Petrópolis, RJ. Vozes 2008. P.84-114)
Ciência: (...) Dependendo da sua natureza, muitos autores relatam que este é um termo de entendimento restrito e abrangente, mas que para ser bem definido, necessita do envolvimento de questões distintas, ideológicas ou epistemológicas, filosóficas, metodológicas e técnicas, e ainda da maturidade do espírito científico do homem. (p.89)
Para a autora, importa a relevância de aspectos metodológicos e técnicos. (p.89)
Definição da autora. “Ciência: Um conjunto de conhecimentos que se obtém através da utilização adequada de métodos sistematizados ou científicos capazes de apreender, controlar, interpretar e relacionar fenômenos, fatos ou situações, envolvendo a realidade empírica ou investigada”. (p.89)
Para Barros e Lehfeld, consideram a existência de dois tipos. O puro e o aplicado. (p.89)
Características de ciência: racional, objetiva, factual, certa ou provável, analítica, metódica, verificável, comunicável, parte de investigação e agrupamentos de objeto da mesma natureza ou espécie. (p.90)
Etimologicamente, a ciência significa saber, conhecer e como conhecimento é racional, sistemático, verificável, e comunicável (...). Epistemologicamente, preocupa-se em analisar e recusar princípios, conceitos, teorias, e métodos pertinentes a investigação científica (...). Metodologicamente, e visualizada tanto como ciência processo como ciência produto. (p.90)
No que se refere à Ciência produto, consiste em verificar como são formulados os problemas científicos e como as hipóteses são postas à prova. Enquanto ciência processo consiste na maneira de operar através de atos sucessivos formalizados metodicamente para a compreensão e explicação dos fatos e dados do universo. Já o aspecto metodológico está intimamente relacionado com os demais e reflete o aspecto técnico de ciência. O aspecto técnico, por sua