ENTREVISTA PSICOLOGICA
A entrevista é uma técnica, mas deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas. Ela não é única, existem várias formas de abordá-la de acordo com seu objetivo especifico e a orientação do entrevistador.
Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, visando identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.
A entrevista psicológica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa fazer recomendações, encaminhamentos ou propor intervenção em benefício do entrevistado. A entrevista psicológica é uma conversação dirigida a um propósito definido de avaliação. Sua função básica é prover ao avaliador subsídios técnicos acerca da conduta, comportamentos, conceitos, valores e opiniões do candidato, completando os dados obtidos pelos demais instrumentos utilizados. A entrevista é a única técnica capaz de testar os limites de aparentes contradições e de tornar explicitas características indicadas pelos instrumentos padronizados, dando a eles validade clínica.
Os tipos de entrevista podem ser classificados (no geral) a partir de dois eixos: quanto a estrutura e segundo o objetivo. Quanto ao aspecto estrutural, as entrevistas podem ser divididas em estruturadas, semi-estruturadas e de livre estruturação. Quanto aos objetivos, deve-se considerar primeiramente que a finalidade maior da entrevista é sempre a de descrever e avaliar para oferecer alguma forma de retorno, requerendo sempre uma etapa de apresentação da demanda, de reconhecimento da natureza do problema e da formulação de alternativas de solução e encaminhamento. Alguns tipos de