a entrevista psicologica
A entrevista psicológica é um instrumento fundamental de trabalho para o psicólogo e outros profissionais como sociólogo, psiquiatra e assistente social e se diferencia das outras formas de entrevista devido a seus objetivos puramente psicológicos (investigação, diagnóstico, terapia, etc.)
Pode ser de dois tipos fundamentais: aberta efechada. Na entrevista aberta há uma maior flexibilidade, pois o entrevistador conduz o curso das perguntas de acordo com a necessidade e o caso, em detrimento daentrevista fechada onde tanto a ordem quanto a maneira de formular as perguntas já estão previstas e não podem ser alteradas.
A escolha entre a forma mais livre e aberta ou a forma mais fechada e pré-estruturada de entrevista se dá principalmente por suas características peculiares, para quem pretende investigar mais ampla e profundamente a personalidade do entrevistado deve optar pela entrevista aberta, já quem pretende fazer uma comparação sistemática de dados deverá optar pela entrevista fechada.
Ao pensar na estrutura da entrevista deve-se levar em consideração o problema exposto, assim como é importante associar a perspectiva histórica e uma abordagem dinâmica. Dependendo da problemática e da estrutura da personalidade do paciente, certas áreas e certos conflitos deverão ser mais explorados do que outros, concentrando-se em determinados pontos da vida do paciente que sejam potencialmente capazes de fornecer explicações para a emergência e o desenvolvimento do transtorno atual.
Maior ou menor ênfase pode ser dado a cada tópico de uma entrevista estruturada ou a forma de seleção das informações significativas tem que estar de acordo com o objetivo do exame, tipo de paciente e sua idade, ou, ainda, com "as circunstancias da entrevista de avaliação"
A entrevista aberta pode, ainda, ser configurada de acordo com as variáveis que dependem da personalidade do entrevistado.
Em cada tipo de entrevista supracitada deve-se levar em consideração as