Entrevista Psicologica
A entrevista é um instrumento fundamental do método clinico e é, portanto, uma técnica de investigação cientifica em psicologia.
Objetivos psicológicos que se buscam com a entrevista: investigação; diagnostico; terapia; etc.
Na consideração da entrevista psicológica como técnica, incluímos dois aspectos: um é o das regras ou indicações praticas de sua execução (técnica da entrevista), e o outro é a psicologia da entrevista psicológica, (teoria da técnica da entrevista).
A entrevista pode ser de dois tipos: aberta e fechada.
Na entrevista aberta há uma maior flexibilidade, pois o entrevistador conduz o curso das perguntas de acordo com a necessidade e o caso, em detrimento da entrevista fechada onde tanto a ordem quanto a maneira de formular as perguntas já estão previstas e não podem ser alteradas.
De outro ponto de vista, considerando o numero de participantes, distingue-se a entrevista em individual e grupal. Mas de maneira geral, a entrevista é sempre considerada um fenômeno grupal.
Podem-se diferenciar também as entrevistas segundo o beneficiário do resultado; assim podemos distinguir:
A. A entrevista que se realiza em beneficio do entrevistado. (Que é o caso da consulta psicológica ou psiquiátrica).
B. A entrevista cujo objetivo é a pesquisa, na qual importam os resultados científicos.
C. A entrevista que se realiza para um terceiro (uma instituição).
Entrevista, Consulta e Anamnese
- Tanto o método clínico como a técnica da entrevista procedem do campo da medicina.
- A consulta consiste na solicitação da assistência técnica ou profissional, que pode ser prestada ou satisfeita de formas diversas, uma das quais pode ser a entrevista.
- Consulta não é sinônimo de entrevista.
- Entrevista não é uma anamnese.
- Anamnese, implica uma compilação de dados preestabelecidos, de tal amplitude e detalhe, que permita obter uma síntese tanto da situação presente como da historia de um individuo, de sua doença e