Entrevista Psicológica
Curso de Psicologia 4ª fase - Noturno
Disciplina: Técnicas de Exame Psicológico I
Profª. Janine Pacheco da Luz São José, 30 de Março de 2014
ENTREVISTA PSICOLÓGIA
I. HISTÓRICO
No início do século XIX, Kraepelin usava a entrevista com o objetivo de detalhar o comportamento do paciente, e, assim, poder identificar as síndromes e as doenças específicas. Meyer, psiquiatra americano, se interessava pelo enfoque psicobiológico do entrevistado. A partir de Hartman e Anna Freud, o interesse da entrevista se deslocou para as defesas do paciente. Isto é, a psicanálise teve sua influencia na investigação dos processos psicológicos, sem enfatizar o aspecto diagnóstico, antes valorizado.
II. DEFINIÇÃO
Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (individuo, casal, família, rede social), em um processo que visa fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em beneficio das pessoas entrevistadas.
Por técnica entendemos uma serie de procedimentos que possibilitam investigar os temas em questão. A investigação possibilita alcançar os objetivos primordiais da entrevista, que são descrever e avaliar, o que pressupõe o levantamento de informações, a partir das quais se torna possível relacionar eventos e experiências, fazer inferências, estabelecer conclusões e tomar decisões.
III. OBJETIVOS DA ENTREVISTA
a) Diagnóstica: visa estabelecer o diagnostico e o prognostico do paciente, bem como as indicações terapêuticas adequadas. Assim faz-se necessário uma coleta de dados sobre a história do paciente e sua motivação para o tratamento.
b) Psicoterápica: procura colocar em